quinta-feira, 4 de setembro de 2014

"Alma Rebelde" - Opinião

«No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios. Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança. Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor. Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?»

Ficha técnica:
Autor: Carla M. Soares
Editor: Porto Editora
Data de lançamento: Abril de 2012
ISBN: 9789720043375
Nº de páginas: 288

Opinião:

Exaspero! "Ah como me enganei! Como fui enganada!" diz a nossa Joaninha no livro, e eu também! As primeiras cem páginas tive muito perto de desistir, mas, embora a narrativa fosse dolorosamente descritiva dos receios de Joana em casar com alguém que não conhece, aguentei, pois a história prometia mais do estava a dar.

Quando finalmente o romance dos protagonistas começou a desenvolver,  foquei a minha máxima atenção e consegui avançar na leitura, mas depressa perdi o entusiasmo, mais uma vez. 

Esta é apenas uma história de amor e pensei que, embora fosse pobre, seria um livro intenso neste ponto, mas Santiago e Joana são bastante previsíveis e o final é uma desilusão. Não lemos quase trezentas páginas para um final pãozinho sem sal.

"Do que eles gostam é do dinheiro do meu pai. Eu até podia ser vesga" - pág- 51


Sobre autor:

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde mais tarde vem a doutorar-se pelo Instituto de História da Arte.

Sem comentários :

Enviar um comentário