O espanhol Pablo Picasso nasceu em Málaga, no
dia 25 de Outubro de 1881, filho de um professor de desenho, Don José Ruiz
Blasco e Dona María Picasso y López. Frequentou a escola de arte
“ La Lonja”, em Barcelona, em 1895, e dois anos mais tarde, a academia San
Fernando.
Em 1904, Picasso mudou-se para Paris, onde
viria a pintar em 1907 Les Demoiselles
d’Avignon. Após as primeiras fases da sua pintura independente, a azul e a
rosa, Picasso fundou o Cubismo.
Pouco tempo depois, Picasso conheceu, através
de Apollinaire, Georges Braque, com quem passou a pintar e a partilhar as
mesmas preocupações artísticas. Procuravam mostrar no território material da
tela os vários lados dos objectos, pintando não só aquilo que viam, mas também o
que sabiam que existia fora do alcance dos olhos, usando uma paleta quase
monocromática.
Em 1912, Picasso e Braque elevaram o Cubismo
a um nível nunca antes visto conhecido por Cubismo Sintético. O objecto é todo
desmontado e fica irreconhecível ao olhar atento do espectador. A novidade
apresenta-se na introdução de materiais comuns, como papeis, tecidos, corda,
entre outros. A cor, que esteve ausente no Cubismo Analítico, volta novamente
às telas. Em 1921, Os três músicos
encerram o discurso sintético.
Entretanto, Picasso trabalhou para os ballets
russos (Retrato da Olga), fez uma
série de obras como tema a história contemporânea (Guerra e Paz) e adotou algumas obras à sua pintura (As Meninas, de Velazquez).
Pablo Picasso faleceu a 8 de Abril de 1973,
após ter revolucionado a História da Arte com pinturas como Les Demoiselles d’Avignon e Guernica. Para além da sua faceta de
pintor, certamente a mais conhecida, Picasso foi também escultor e ceramista.
Guitarre, 1913
Pablo Picasso (1881-1973)
Guitarre, 1913
Carvão, óleo, giz, jornais colados
66,3 x 49,5
Museum of Modern Art
Nova Iorque
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Quando olhamos para a obra Guitarre de Pablo Picasso, datada de
1913, início do Cubismo Sintético, a primeira coisa que chama a atenção é a
guitarra fragmentada. Todavia, só percebemos que é uma guitarra, porque os
elementos se conjugam na tela no mesmo plano. Podemos ainda afirmar que o
título reforça a ideia que estamos perante uma guitarra.
O uso dos jornais, papel de parede e o papel
colorido remonta-nos a um
determinado momento histórico: a Revolução Industrial, no século XVIII, na
Europa, tendo como país pioneiro a Inglaterra. Entram no mundo da arte por
serem materiais do quotidiano, que as pessoas reconhecem à partida e são transformados
em obra de arte. Esta introdução de materiais comuns vai dar azo a uma nova
complementaridade no curso da arte, pois até agora eram alheios a esta.
Surge, então, o conflito entre aquilo que é
produto da época e faz parte da cultura popular e do quotidiano e a pintura
tradicional com uma herança pesada, que prende o observador pela sua grandeza
representativa na História da Arte desde muito cedo.
Estamos perante uma obra que não é abstracta,
pois há traços iconográficos que permitem distinguir naqueles elementos
apresentados uma guitarra – a forma. A madeira que reconhecemos no instrumento
artístico dá lugar ao papel de parede na tela, que por acaso é castanho, a cor
que facilmente ligamos ao objecto no quotidiano.
Contudo, o padrão volta a
repetir-se no lado direito desta, mas já não é a guitarra, podendo ser,
simplesmente, parte integrante do fundo. Os padrões repetidos não implicam,
nesta obra, ter o mesmo significado. Enquanto o primeiro padrão se identifica
com a madeira da guitarra, o segundo pode não ter a mesma dependência.
Podemos concluir que Pablo Picasso não tinha
intenção de dar um valor intrínseco a cada elemento presente na tela. O valor é
apenas assumido dentro do contexto, ou seja, só percebemos que é uma guitarra
quando a obra está completa e tem todos os elementos.
A realidade e representação juntam-se nestes tableaux-objects, assumindo relações de
vanguarda. A realidade já não precisa de ser imitada, pois ela passa a
representar-se.
MUITO TOP, EU GOSTEI DIMAAAAAAAAAAAAAAAAIS
ResponderEliminarPODECRE IRMAO
Achei mto top isso, ajudou no meu trabalho de artes
Eliminareae alexandre lavorati
ResponderEliminareaw joao
ResponderEliminarse e viado ta lendo
ResponderEliminarVc q comentou isso tbm leu 💀
EliminarNóssa,eu amei muito ler sobre essa obra e também me ajudou muito com o meu dever de casa.Muito obrigado moço que escreveu os textox
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